18 de outubro de 2009

Informações The Sims 3 Volta ao Mundo pelo Baixaki

O Site Baixaki fez um artigo muito legal sobre o The Sims 3 Volta ao Mundo, dizendo o que ele trouxe de novo:

No início, havia apenas uma casa, um sujeito, seu emprego imaginário, e eventualmente também uma família. Mas era um simulador de vida real! Quer dizer, mesmo que tarefas como ir ao banheiro ou fazer panquecas não sejam muito atraente na vida real, fazer isso dentro de um jogo ganhava uma coloração totalmente distinta. Mas isso também se tornaria comum.

Com o lançamento de The Sims 3 durante esse ano, a EA resolveu dar novos ares aos seus Sims. Quer dizer, por que ficar mofando dentro da sua casa quanto existe em volta toda uma cidade a ser explorada, contatos a serem feitos e insanidade a serem descobertas (basta dar uma chegada ao cemitério)? Com isso, o cotidiano ganhava ainda mais cores. Mas ainda era cotidiano.

Conheça paisagens de três países: China, França e EgitoComo inovar então, agregando a essa ideia de ambientes abertos e virtualmente cheios de possibilidades? Bem, talvez a sua resposta fosse outra, mas o pessoal da EA achou que poderia ser interessante transformar os Sims (que já foram desde donos de negócios a “baladeiros”) em aventureiros itinerantes através de algumas das mais consagradas paisagens globais. Nascia então a ideia de The Sims: Volta ao Mundo (World Adventure, no original), a primeira expansão para The Sims 3.

A proposta realmente não tem nada de muito complexa: os seus Sims agora poderão deixar suas casas para se aventurar através das pitorescas paisagens de três países: China, França e Egito. É claro, juntamente com esse novo estilo de vida, vem toda uma nova dose de adereços, empregos, indumentárias e tudo o mais que sempre acompanhou uma autêntica expansão de The Sims.

Uma vez que se esteja nesses lugares, a ideia é igualmente simples: fuçar cada canto, cada pequena reentrância, cada estatueta lembrando um objeto fálico para tentar achar tesouros e também diversas armadilhas em forma de puzzles. Basicamente, em qualquer lugar pode ter uma porta escondida, um dispositivo que ativa algo às vezes inusitado, ou ainda um belo saco de dinheiro.

Mas, as informações recentemente divulgadas sobre Volta ao Mundo nos levam diretamente para a terra dos faraós, das múmias e dos ambientes claustrofóbicos do interior das pirâmides. Sim, é o Egito. Tal e qual, com todas as suas características arquitetônicas (embora aqui com um notável ar caricato), e com todos os clichês presentes em 9 de cada 10 filmes sobre múmias.

Pressione o botão, que abre a porta, que leva para escada, que...
Em primeiro lugar, verdade seja dita: encontrar os desafios e dispositivos secretos (que realmente de secretos não tem muito) não é o maior desafio aqui. A bem da verdade, a parte mais interessante disso vem dos novas ferramentas que permitem interligar os desafios do ambiente de forma mais ou menos inusitada. Vai da sua criatividade — ou da criatividade da EA, caso você navegue pelos ambientes que acompanham o jogo desde o início.

Como um exemplo, por baixo de uma pilha de cascalhos pode existir um botão, que dispara um mecanismo que, uma vez pressionado, dispara uma armadilha mortal em câmaras que o seu personagem já atravessou; isso, em teoria, impediria que você saísse com o espólio do local. E, dado o tamanho que as estruturas têm aqui, torna-se praticamente impossível vislumbrar como exatamente determinado mecanismo vai modificar o cenário — e essa é a graça, é claro.

Utilização da câmera é algo obrigatório em Volta ao Mundo
Essa característica de fazer os jogadores olharem em cada pequena fenda do cenário faz da utilização constante da câmera algo obrigatório em Volta ao mundo. Quer dizer, a fim de ter certeza absoluta que nada ficou por resolver, que você não perdeu uma interação ou mesmo algum prêmio em dinheiro, a ideia é constantemente olhar par todos os cantos dos cenários.

Afinal, quem escrutinar diligentemente os cenários poderá encontrar todo tipo de prêmio, como tesouros escondidos ou ainda as “adventure-coins” — moedas específicas que servirão para comprar itens dos mercadores nos acampamentos.

E, não. Não há aqui uma superabundância de múmias pulando ávidas de seus sarcófagos para morder o primeiro mortal incauto. Mas, para esses casos, é sempre recomendável manter o seu Sim devidamente treinado em artes marciais, algo que poderá ser aprendido na China. Isso caso você não acabe com a Maldição da Múmia, o que transformará o seu personagem em uma múmia — sensível a fogo, mas incrivelmente forte e praticamente sem necessidades físicas.

Toda uma vida dedicada à aventura
Quer dizer que em Volta ao Mundo eu vou ter que trilhar um caminho entre relíquias e tesouros nos dias de folga, para em seguida voltar para o meu prosaico trabalho na cidade? Na realidade, não necessariamente. A bem da verdade, as aventuras aqui ditam um estilo completamente novo de vida; um estilo que pode sim ser capaz de manter o seu Sim devidamente alimentado e com posses suficiente para ter uma vida feliz — salvo por uma Maldição da Múmia aqui e ali.

Dessa forma, a ideia aqui é sair para explorar na companhia da sua fiel tenda portátil e com provisões suficientes para sobreviver longe da civilização por um bom tempo. No mais, o negócio é abraçar a sua natureza errante e seguir juntamente com outros Sims através dos cenários de cartão postal.

Construindo a sua arquitetura “típicamente” egípcia
Dentro da visão The Sims das lendárias pirâmides, tudo para lembrar aqueles filmes “B” de múmias que preenchem algumas tardes ociosas — o que é ótimo, dada a tendência caricatural que sempre marcou presença em The Sims. São tochas espalhadas por corredores, enormes paredes de pedra e também cisternas que podem ser atravessados a nado.

É nesses ambientes que você poderá dispor dezenas de armadilhas, tesouros escondidos e quaisquer outros clichês que se lembrar. Isso por que as novas ferramentas de Volta ao mundo permitirão que você também crie o seus próprios desafios, encadeando-os e expandindo-os da maneira que lhe parecer mais conveniente — e que ainda podem se estender por diversos andares. Enfim, se The Sims já trouxe novas cores para a sua vida cotidiana, e mais recentemente, com The Sims 3, resolveu deixar que os seus Sims atravessassem os muros invisíveis da propriedade, é hora de The Sims 3: Volta ao Mundo insuflar um genuíno espírito aventureiro nos seus ratos de laboratório — isso além de apelar para o seu lado arquiteto.


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